O que o Consulado pode Fazer por Você É recomendável se matricular no Consulado ou Setor Consular da Embaixada do Brasil no país onde estiver vivendo temporariamente. Essa matrícula permite que, quando acontecerem imprevistos, as autoridades consulares possam tomar as medidas possíveis com maior rapidez, inclusive, se necessário, entrando em contato com sua família no Brasil. Entre as funções dos cônsules brasileiros no exterior está a de assisti-lo no que for possível e permitido por lei, não estando de forma alguma incluída nessas funções a de agir como se fosse agente da imigração daquele país. Na dúvida, consulte o Consulado ou Setor Consular da Embaixada do Brasil no país onde estiver. As convenções internacionais das quais o Brasil faz parte asseguram a qualquer cidadão, quando em território estrangeiro, o direito de entrar em contato com suas autoridades consulares e diplomáticas. Assim, se você tiver problemas com as autoridades locais onde estiver, não se esqueça de recorrer a esse direito. Lembre-se, porém, que, estando em outro país, você está sujeito às leis locais. Portanto, procure saber quais são as leis e costumes dos lugares por onde passar. Antes da partida, verifique se é necessário visto para os países que você irá visitar, e se o seu passaporte tem validade de no mínimo 6 meses. Não se esqueça, porém, de que a inexistência de visto obrigatório não equivale à admissão automática no país e que, nos casos em que é necessário o visto, este é apenas uma expectativa de direito. Por isso, as autoridades da imigração do país no qual você estiver ingressando podem, eventualmente, negar sua entrada. Para evitar problemas, responda com seriedade e atenção às perguntas que o oficial de imigração lhe fizer. O Consulado não tem competência para alterar decisões das autoridades de imigração. Lembre-se que, embora alguns países não exijam visto para turistas, se você estudar, trabalhar ou residir permanentemente, precisará de um visto específico concedido pelo Consulado estrangeiro no Brasil. Mesmo aqueles países para os quais não é necessário visto podem exigir quantia mínima para ingresso e custeio de sua viagem de turismo. Informe-se no Consulado estrangeiro antes de partir. Fonte: Ministério das Relações Exteriores -------------------------------------------------------------------------------- Sugestões de Atendimento (Voltar acima) A Walt Disney World Resort possui sete regras a serem seguidas pelos seus funcionários referente ao atendimento de pessoas com deficiência física ou mental. O Canaltur adequou essas regras para o atendimento de um agente de viagens. 1) Sorria e seja um bom atendente: - Trate o passageiro deficiente como qualquer outro passageiro, - Sempre atenda com educação e respeito - Lembre-se sempre: há diferentes tipos de deficientes (mental, auditivo, visual, físico, entre outros), cada um com uma necessidade específica; 2) Sempre olhe nos olhos do cliente e cuidado com a expressão corporal: - Sempre olhe os passageiros nos olhos, - Escute atentamente, - Sempre tenha uma postura convidativa, 3) Respeito: Trate sempre todos os clientes com respeito: - Atenda o deficiente como todos os clientes, - Fale diretamente com o deficiente, nunca com seus acompanhantes, - Cuidado ao utilizar palavras que possam ofender o cliente como: surdo, retardado. Utilize palavra como: deficiente auditivo, deficiente mental. 4) Não assuma o que o cliente pode ou não fazer: - Não afirme que o deficiente pode ou não ir a determinados lugares, fale das dificuldades e benefícios dos lugares; - Os clientes é que devem tomar suas decisões, o agente somente fornece as informações necessárias; 5) Sempre pergunte ao cliente se ele precisa de uma assistência especial durante a viagem: - Espere até que sua assistência seja aprovada, uma ação precipitada pode ofender o cliente; - Se prepare para escutar um "não" como resposta e não se ofenda; 6) Crie soluções - não repasse problemas: - Procure proporcionar opções aos passageiros frente a uma limitação; - Saiba todos os serviços que ele possa utilizar durante sua viagem; - Se não souber a resposta não tente adivinhar, diga que não sabe e que vai procurar averiguar; 7) Agradeça a visita e mantenha o contato: - Comunique-se com o deficiente como qualquer outro cliente; - Uma vez atendendo bem um cliente como esse, a empresa estará ganhando muitos outros, pois há poucos que saibam como atender esse público; - Cuidado ao se despedir com frases que possam ofender o cliente como: "Nos vemos mais tarde" para um deficiente visual; -------------------------------------------------------------------------------- Outras Sugestões de Atendimento - Quando falar com um deficiente que utilize cadeira de rodas, sempre abaixe para fazer contato visual; - Quando estiver falando com um deficiente visual, identifique-se primeiro; - Avise ao deficiente visual quando você está se retirando do recinto; - Ao atender um deficiente auditivo sempre tenha um papel e uma caneta ao seu alcance; - Caso o deficiente auditivo saiba ler os lábios, fale sempre diretamente a ele, nunca de costas ou olhando para outra pessoa.
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